Os Minerais
São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio acidobásico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.
Classificação:
Macroelementos: Elementos maiores: Cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo.
Microelementos ou oligoelementos: Elementos traço: Ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor.
DEFINIÇÃO E BENEFÍCIOS PARA À SAÚDE
Os sais minerais são indispensáveis à nossa saúde.
Não se lhes deu devida importância até que Raulin, discípulo de Pasteur, criou a escola dos oligoelementos e definiu os sais minerais indispensáveis ao equilíbrio perfeito dos seres vivos; hoje a lista de sais minerais e oligoelementos continua a crescer.
Uma alimentação rica em verduras, cereais integrais e frutas fornece todos os sais minerais de que o organismo necessita.
Os principais sais minerais, cuja presença é essencial ao organismo, são: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, manganésio, cobre, cobalto, flúor, silício e zinco.
Dose diária recomendada por adulto