A queda de Cabelo Feminina
Sobretudo associada ao sexo masculino, a calvície também afeta as mulheres e pode ter um efeito psicológico muito mais devastador nestas. De acordo com a American Hair Loss Association, nos Estados Unidos as mulheres representam já cerca de 40% dos casos de perda de cabelo significativa.
Baixa auto-estima, depressão, afastamento das relações sociais, isolamento. O impacto da calvície no feminino vai muito para além da mudança fisica.
As mulheres ficam, emocionalmente, muito mais devastadas do que os homens, nestes casos. A calvície masculina é bem aceite socialmente, o que não acontece com a calvície feminina. Por isso, para as mulheres é muito mais difícil lidar com o problema.
O cabelo é um dos elementos-chave da feminilidade, pelo que a sua perda deixa marcas profundas. Não é apenas o aceitar de uma nova autoimagem que está em causa, é o desafio de assegurar a identidade feminina, apesar da inevitável fragilização perante o desaparecimento de uma das suas “armas” mais poderosas.
A nível psicológico, as consequências são por isso profundas, exigindo muitas vezes intervenção psiquiátrica.
Causas da calvície feminina
As causas da calvície nas mulheres podem ser várias. A alopecia androgenética feminina é a mais comum e tem, como o nome indica, base genética e muitas vezes hereditária.
Mas há outros fatores na origem do problema no sexo feminino: stress, alterações hormonais, problemas de tiroide, infeção do couro cabeludo e outros processos inflamatórios, doenças crónicas como o lúpus ou a diabetes, determinada medicação ou tratamentos oncológicos, traumatismos, má nutrição e deficiência de ferro.
O tratamento difere conforme a causa da calvície. Em alguns casos, a solução pode passar por um tratamento capilar específico, em outros por tratamento medicamentoso e noutros ainda por uma minicirurgia.
Nem todos os casos de calvície têm solução mas, em qualquer situação, o importante é atuar precocemente. Deve-se procurar ajuda assim que aparecem os primeiros sinais. Logo que se comece a notar que o cabelo está enfraquecido, consultar um especialista em saúde capilar, para que possa ser feito o diagnóstico correto do problema".
A calvície feminina está classificada cientificamente com distintos graus de severidade. Quanto mais cedo for diagnosticada, maiores serão as probabilidades de sucesso terapêutico.
Em suma, é desaconselhado deixar arrastar uma queda de cabelo exagerada, o que normalmente corresponde a mais de 100 fios por dia.
A calvície feminina pode surgir em qualquer idade, embora seja mais frequente a partir dos 40 anos, com o aproximar da menopausa.
Recomendamos:
L-Recapin
PREVINA A QUEDA DE CABELO PRECOCE
L-Recapin® contém um complexo especial de substâncias ativas, composto por:
· Ácido oleanólico, extraído de folhas de oliveira
· Apigenina, um flavonóide de citrinos
· Biotinil-GHK, um peptídeo proteico especialmente rico em vitaminas.
Champô L-Recapin
Aplicado de forma regular antes do tónico L-Recapin, representa uma preparação ótima para o cabelo e o corpo cabeludo. Aplicar e massajar no couro cabeludo. Retirar com água.
Esta combinação de substâncias ativas limpa suavemente sem danificar o cabelo.
Aplicado de forma regular antes do tónico L-Recapin é uma preparação ótima para o cabelo e o couro cabeludo.
L-Recapin Tónico
Efeito demonstrado cientificamente contra a perda de cabelo hereditária. O complexo ativo inovador Procapil® exerce um efeito triplo: Com ácido oleanóico, Apigeninae Biotinilo-GHK. A pipeta permite um melhor aproveitamento do produto e uma aplicação simples e eficaz. Coloque o tónico e massaje o couro cabeludo para permitir uma melhor absorção do produto.