VITAMINA A
Vitamina A – O que é e suas Funções:
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que desempenha um papel importante no crescimento ósseo, reprodução, função imunológica, síntese e regulação de hormonas, e visão. Os olhos necessitam de vitamina A para os ajudar a converter a luz em sinais cerebrais que permitem perceber as imagens. A vitamina A atua na proteção contra as infeções por ajudar a criar glóbulos brancos saudáveis e promover uma pele saudável. Ajuda igualmente as células que se dividem e que se desenvolvem em células especializadas, como células do sangue, células do pulmão, células do cérebro e outros tecidos distintos.
As Melhores fontes de vitamina A:
Pré vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, ovos, leite enriquecido com vitamina A, cereais fortificados e peixes. Os vegetais de folhas verdes e legumes, laranja e frutas fornecem vitamina A na forma de carotenoides.
Deficiência de Vitamina A:
Um dos primeiros sinais detetáveis de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna ou a incapacidade de ver na penumbra. Comum em países em desenvolvimento, a cegueira noturna é uma condição que responde rapidamente a um tratamento reversível. No entanto, se a deficiência se torna mais grave, que se desenvolve num xeroftalmia denominado estado irreversível, que é uma secagem das partes do olho que vai eventualmente resultar em cegueira.
Outros efeitos da deficiência de vitamina A incluem função imunológica diminuída, pele seca e escamosa; problemas com reprodução; e a interrupção do crescimento ósseo.
Excesso de vitamina A:
Altas ingestões de betacaroteno a partir de alimentos não demonstraram ser tóxicas em humanos, mas podem causar um efeito colateral indesejado: pele amarela (ou laranja).
Altas doses de Vitamina A pré-formada, a partir de alimentos de origem animal ou suplementos, pode causar tanto aguda (curto prazo) ou toxicidade crónica. Os sinais de toxicidade a curto prazo incluem náuseas, vómitos, dor de cabeça, tonturas e visão turva. A toxicidade crónica (devido à ingestão de grandes doses durante meses ou anos) é frequentemente caracterizada por pele seca com prurido, perda de apetite, dor de cabeça, mal formação congénita, anormalidades hepáticas, distúrbios do sistema nervoso central, e dores ósseas e articulares.
O quanto é que se necessita de vitamina A?
Primeiro, é necessário entender que se pode obter a vitamina A a partir de fontes animais ou vegetais e que estas fontes são tratadas de forma diferente pelo organismo. A vitamina A, a partir de alimentos de origem animal, suplementos e alimentos fortificados é chamada de “pré vitamina A“, ou retinol. Pré vitamina A é uma forma altamente disponível para o corpo.
A vitamina A a partir de fontes vegetais tem a forma de carotenoides, principalmente betacarotenos.
Os Benefícios da Vitamina A
A Vitamina A, é indispensável para a nossa saúde e é especialmente abundante em alimentos como Damascos, Brócolos, Melão, Cenoura, Couve, Fígado, Manga, Pimentão Vermelho, Espinafres e Batata Doce.
As sete razões pelas quais se deve incluir vitamina A na dieta.
Imunidade: Não só a vitamina A fortalece os “pontos de entrada” para o corpo humano, como as membranas mucosas, o revestimento dos olhos, sistemas respiratório, urinário e intestinal, é também essencial para os linfócitos ou células brancas do sangue, que combatem as infeções do corpo.
Saúde dos Olhos: Vitamina A, quando convertido na retina (retinaldeído), é vital para os olhos saudáveis. Permite ao olho distinguir entre claro e escuro, melhorando assim a visão noturna. Além disso, a vitamina A é essencial no combater contra as cataratas, degeneração macular, glaucoma e outras doenças oculares relacionadas à idade.
Saúde dos Ossos e Dentes: Quando convertido em ácido retinóico, a vitamina A mantém efetivamente ossos e dentes saudáveis. A dentina, que também requer vitamina A, forma a camada dura de material dentro dos nossos dentes, garantindo assim a sua força. A vitamina A também desempenha um papel importante na substituição do tecido velho e desgasto por tecido mais recente para garantir ossos e dentes saudáveis.
Cálculos Urinários: Cálculos urinários, ou partículas sólidas no sistema urinário, podem causar dor, náuseas e vômitos quando as pedras são formadas. A vitamina A produz um composto mineral no organismo chamado fosfato de cálcio que previne a formação dessas partículas sólidas.
Combate ao Cancro: Como um poderoso antioxidante, há uma luta intensa entre vitamina e o Stress oxidativo, ou “ferrugem celular”, dentro dos nossos corpos, protegendo-nos, assim, a partir de problemas de saúde como as cataratas, aterosclerose, doença pulmonar obstrutiva crônica e cancro.
Saúde da Pele: As propriedades antioxidantes da vitamina A combatem os radicais livres que podem danificar a pele através do Stress oxidativo. Ao manter a retenção de humidade adequada, a pele não é apenas protegida da secagem comum, mas também a queratinização (o processo em que a epiderme endurece para um material pesado que torna o cabelo e unhas), psoríase (uma doença de pele marcada por vermelho, prurido ou escamosas), acne e mesmo rugas.
Sistema Reprodutor: A vitamina A é conhecida por ser essencial para o processo reprodutivo de ambos os sexos.
Recomendamos na Prevenção e ou Deficiência de Vitamina A:
LRoxan2
A proteção contra os radicais livres
Fornece antioxidantes seletos necessários ao bom funcionamento do organismo
Livre de glúten e de substâncias geneticamente manipuladas
Vitamina A, C, E, Zinco, Coenzima Q10
Mais de 280% de cobertura da dose diária recomendada de Vitaminas C e E e 100% de Vitamina A.