QUAIS AS 7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR!
Introdução
Há dores que têm causas banais e bem identificadas tais como uma “canelada” a jogar à bola com os seus amigos, uma martelada que acertou no dedo e não no prego, maus jeitos, demasiado tempo em cima de saltos altos, carteiras e pastas pesadas, enfim… dores não faltam e estas são frequentes e contornáveis com alguma facilidade.
No entanto existem algumas dores que não devem, nunca, ser desvalorizadas porque podem alertar, atempadamente, para problemas muito graves, podendo mesmo, em certos casos, salvar-lhe a vida!
Este artigo oferece um detalhe extraordinário de 7 doenças muito graves porque se pretende, verdadeiramente, explicar de forma clara e tecnicamente rigorosa, o perigo enorme de não serem detetadas em tempo útil.
É portanto um artigo extenso mas repartido em 7 blocos que podem ser lidos de forma separada pelo facto de descreverem doenças graves muito distintas.
QUAIS AS 7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR?
O médico Houman Danesh, do Hospital Mt. Sinai, em Nova Iorque (EUA) revela quais as 7 dores que devem merecer toda a sua atenção.
Tratam-se de dores que podem parecer banais mas que, na verdade, são bem capazes de esconder problemas muito graves, a saber:
Dor nas omoplatas ( ombros )
Dor de cabeça
Dor aguda do lado direito do abdómen
Acordar com dores de dentes
Dores na zona central das costas e simultaneamente febre
Cólicas menstruais fortes
Dores agudas na zona mole da parte detrás do joelho, entre a barriga da perna e a articulação do joelho