Alimentos que combatem o Stress
A nossa dieta alimentar pode influenciar a forma como reagimos ao stress. De acordo com investigações científicas recentes, é possível protegermo-nos deste estado emocional com os nutrientes certos. Confira os alimentos que não devem faltar nas suas refeições, porque combatem o stress, melhoram o humor e dão (mais) energia.
Alface
Por ser muito rica em vitamina C, a alface protege dos radicais livres que originam stress. Além disso, contém uma substância, o lactucarium, que tem um efeito calmante no sistema nervoso central. Prefira as folhas externas que concentram uma maior parte desta substância. É especialmente recomendada em casos de tensão nervosa e problemas de sono.
Manga
A manga é uma das fontes de triptófano mais saborosas. A sua vitamina B6 é relaxante, alivia os efeitos das situações de maior stress e é muito eficaz contra insónias, cólicas e fraqueza muscular.
Iogurte
Rico em cálcio, potássio e fósforo, o iogurte é uma fonte extraordinária de vitaminas B6, B12 e B3 e ácido fólico. Tem oito aminoácidos essenciais, sendo um deles o triptófano, conhecido pelo seu efeito relaxante. É uma excelente alternativa aos lanches ricos em hidratos de carbono ou gorduras.
Banana
Oferece uma grande quantidade de vitaminas A, B e C e é rica em minerais, nomeadamente ferro, cálcio, potássio, cobre e magnésio. Favorece a recuperação de estados de nervosismo e depressão. Uma grande quantidade dos seus minerais encontra-se no interior da sua casca. Por isso, antes de lha retirar, raspe com uma colher a sua parte interna.
Leite desnatado
Contém menos 3 por cento de gordura, um dos nutrientes mais associados ao stress. Além disso, é muito rico em triptófano, essencial na síntese de serotonina, estabilizador do ânimo que ajuda a reduzir o stress. Um copo de leite com mel antes de dormir combate a ansiedade e ajuda a dormir melhor.
O peixe azul
Como o salmão, a truta, o atum e as sardinhas, contém gorduras essenciais que melhoram a circulação sanguínea, contrariando as propriedades stressantes da adrenalina, uma substância presente na corrente sanguínea que desencadeia as reações de stress.
Massas
Nos dias de maior ansiedade, o nosso organismo pede-nos hidratos de carbono. A massa é uma ótima sugestão, desde que seja consumida como prato único e sem outro acompanhamento. Por exemplo, um prato de massa com salsa e tomate é saciante e ajuda a combater o stress sem engordar.
O Peru
Por ser pobre em calorias, o peru é um excelente substituto de outras carnes mais gordas. O peru é rico em L-triptófano, fundamental para criar niacina e sorotonina, substâncias que melhoram o sono e ajudam a estabilizar o estado de humor. Além disso, contém minerais antisstress como o fósforo, o magnésio, o zinco, o ferro e o porássio. Nos dias mais stressantes, experimente comer uma sanduíche de peru em pão integral.
Pimentos
Os pimentos ajudam a prevenir e a aliviar o stress, graças à sua composição rica em triptófano. São muito ricos em vitamina C, contêm potássio e ainda incluem, embora em menor quantidade, cálcio e magnésio.
Chocolate Preto
O chocolate preto é um antisstress por excelência e um dos alimentos a que mais recorremos em momentos de stress. Favorece a libertação de endorfinas, produzindo uma sensação de bem-estar, muito gratificante em situações desagradáveis. Os especialistas recomendam um quadrado de chocolate, uma vez por semana.
Coco
Por ser muito nutritivo e energético, o coco é uma ótima sugestão para recuperar a energia nos momentos de maior stress. É um bom regulador dos nervos e a sua polpa e leite contêm uma grande quantidade de sais minerais, nomeadamente potássio, cobre, zinco, ferro, ácido fólico e fósforo.
Milho
O milho é o cereal mais rico em ferro. É especialmente recomendado para os casos de fadiga, anemia, astenia, falta de ânimo e esgotamento causado pelo stress. O seu conteúdo rico em vitamina B1, B2 e B9 torna-o um excelente regenerador do sistema nervoso.
Couve chucrute
A couve chucrute, contém acetilcolina, um nutriente que favorece a concentração e ajuda a controlar o sistema nervoso, além de melhorar o rendimento intelectual. É também rica em vitamina C e B6.
Amêndoas
As amêndoas contêm todos os nutrientes necessários para revigorar o sistema nervoso, nomeadamente as vitaminas do grupo B, minerais como o cobre, o ferro, o fósforo, o cálcio e o potássio. Além disso, são regeneradoras e reparadoras em períodos de fadiga e actividade física intensa. Coma entre 5 a 15 amêndoas para recuperar o ânimo.
Passas de Uva
As passas de uva são muito nutritivas. O seu conteúdo elevado em ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, vitamina B1 e B6 faz deste fruto seco um aliado perfeito para combater o stress. Para obter todos os seus nutrientes, basta uma pequena quantidade de passas.
Aveia
A aveia é um dos cereais mais ricos em proteínas, hidratos de carbono, vitamina B1 (necessária para o sistema nervoso) e minerais (fósforo, potássio, magnésio e cálcio). A aveia é rica em fitoesteróis e contém avenina, uma substância com efeito sedativo. Graças ao seu elevado teor de energia, é especialmente recomendada em casos de alterações digestivas, muitas vezes consequência de estados de tensão e alterações do sistema nervoso.
Canela
A canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, uma das ações mais importantes para contrariar os efeitos do stress. Um estudo recente concluiu que meia colher de canela por dia é suficiente para regular os níveis de açúcar no sangue, em pessoas com diabetes 2. Ajuda ainda a reduzir os níveis de colesterol e é uma boa fonte de fibra e cálcio.
Gorduras insaturadas
As gorduras insaturadas (boas gorduras) das sementes de girassol protegem o coração dos efeitos do stress. Além disso, são ricas em tiamina, uma vitamina do grupo B que previne doenças nervosas e fornece energia. A escassez desta vitamina pode causar cansaço, irritabilidade e falta de concentração e força.
Gérmen de trigo
O gérmen de trigo é um dos alimentos mais relaxantes por ser a melhor fonte de vitamina E, um grande antioxidante. Contém muito ferro e fósforo e é especialmente benéfico para o sistema nervoso, graças à sua composição rica em magnésio, cobre e potássio. Pode, por isso, consumi-lo com iogurte, fruta ou cereais ou juntando-o a saladas ou sopas. A dose recomendada é de uma a duas colheres (sopa) por dia.
Doces
Os doces ajudam a reduzir a ansiedade e ajudam a ultrapassar os picos de stress. Consumidos com muita moderação, melhoram a atenção e ajudam a contrariar os efeitos da tensão e angústia. Para aproveitar melhor os seus benefícios, sem efeitos secundários, opte pelas versões mais light, sem açúcar ou dietéticos.
Suplementos Alimentares
Mind Master é o primeiro produto do mundo dedicado integralmente à questão do stress.
O Stress gera energia negativa no nosso organismo em forma de radicais livres nocivos.
Estes radicais livres são neutralizados de forma efetiva graças à combinação especial de antioxidantes:
Resveratrol
Chá verde
Clorofila
Vitamina E
Selénio
Os micronutrientes da Fórmula Green Energy, promovem o incremento da produção de energia física e mental:
Vitamina B (B1, B9, B12)
Colina
Ferro
Coenzima Q10
L-Carnitina
Dextrose