Atenção à próstata!
É uma doença temida, que apresenta, em Portugal, cerca de quatro mil novos casos por ano. O cancro da próstata é um dos mais graves problemas desta glândula masculina, mas não é o único das Doenças da Próstata
Há sinas que só afetam os homens. E atacam em silêncio, ao sabor da passagem do tempo, sem aviso prévio. Quando nos damos conta, o mal está instalado. Uma das principais sinas é a do cancro da próstata, que chega sem fazer barulho, sem qualquer sinal relevante. E, se nada for feito, instala-se sem olhar a quem.
O cancro da próstata é mais um dos problemas que a Europa. Esta forma de cancro, não dá grandes sinais de vida numa fase inicial. Por isso, a única maneira de curar este tumor é através de uma vigilância anual, a partir dos 40 anos. A regra é válida para todos os homens, mas, no caso daqueles com antecedentes familiares que padeceram desta forma de cancro a idade para o início da vigilância baixa para os 45. Pode ser feita, numa primeira fase, através de uma análise sanguínea, a PSA e pela apalpação da próstata, vulgo ‘toque’.
De qualquer modo, tal como outras formas de tumores malignos, desde que detetado precocemente, o cancro da próstata é tratável. E esse tratamento varia consoante o grau de gravidade ou de avanço do tumor – pode haver indicação para a extração integral da próstata do doente (a prostatectomia radical), para a introdução de sementes radioativas (não há que ter medo, esta radioatividade é terapêutica e localizada) na próstata ou ainda para a clássica radioterapia externa. O primeiro caso, mais radical, deixa sequelas, como a disfunção eréctil – que pode ser temporária ou permanente – e uma tendência para a incontinência urinária.
Cuidado com os mitos
Mas a prevenção não se esgota nesta doença, a mais grave de um conjunto que também abrange problemas frequentes como a hiperplasia benigna da próstata. “Pode dizer-se que 60% dos homens na década dos 60-70 anos têm o problema. Mas é claro que só um terço vai ter sintomas da doença”. Trocando por miúdos, a partir de certa idade, os homens começam a ter dificuldade em urinar, fruto do aumento de volume da próstata. O pior, neste caso, é que muitos pensam que isto é natural, que vem com a idade. Se a pessoa estiver a urinar mal, vezes demais, com urgência ou com perdas de urina, deve consultar o seu médico. Não se deve facilitar ou pensar que é da idade ou que não é importante.
E é preciso também desfazer mitos. Receitas mágicas para prevenir cancros da próstata não existem. O que é melhor, é sempre prevenir.
Prevenção problemas da Próstata
Enzima Q10
Com o envelhecimento natural, os níveis energia começam a reduzir e nosso organismo perde a capacidade de reproduzir a co-enzima Q10.
Altamente concentrada em órgãos com maiores necessidades de energia, como o músculo do coração e do fígado e nos tecidos que se regeneram rapidamente como as gengivas.
As enzimas são substâncias que se encontram em todos os seres vivos, e são necessárias para o crescimento e reparação de células e tecidos vivos.
Obesos, pessoas com problemas cardíacos, idosos, doentes de Alzheimer e Parkinson tendem a ter baixos níveis de co-enzima Q10.
Reguladores do Sistema Imunitário
Impedem a formação excessiva de anti-corpos
Contribuem de forma positiva para o combate a doenças auto-imunes
Recomendamos a toma de:
COLOSTRO – o mais antigo produto natural
O Colostro providencia um apoio ativo nas defesas do sistema imunitário.
O Colostro reconhece as bactérias nocivas no corpo e passa essa informação às células de defesa, que de imediato combatem a bactéria patogénica identificada.
Ao estimular o processo de renovação celular (fatores de crescimento IgF1) o Colostro regenera, repara e fortalece o organismo cansado e danificado.
LRoxan2
Fornece antioxidantes seletos necessários ao bom funcionamento do organismo
Contém mais de 280% de cobertura da dose diária recomendada de Vitaminas C e E
Livre de glúten e de substâncias geneticamente manipuladas
A proteção contra os radicais livres