Colostro
COLOSTRO
O que deve saber sobre o "Colostro"
O colostro é o primeiro leite após o nascimento que o recém-nascido recebe como "catalisador" para a ativação das defesas do próprio organismo.
Depois de um processo contínuo de 3-5 dias, o colostro transforma-se em leite normal.
O colostro é extremamente importante para o desenvolvimento da proteção e das reações saudáveis às influências do meio ambiente.
O Colostro providencia um apoio ativo nas defesas do sistema imunitário. Reconhece as bactérias nocivas no corpo e passa essa informação às células de defesa, que de imediato combatem a bactéria patogénica identificada.
Porquê "colostro bovino"?
Em geral, as vacas são dadoras universais de colostro.
Contém substâncias imunitárias numa concentração 40 vezes maior da que se encontra no sangue humano! O Colostro Bovino é 10 a 20 vezes mais rico em fatores imunológicos que o Colostro humano.
Também contém mais IGF-1 (Fator do Crescimento Tipo-Insulina 1 & 2 ) que o colostro humano, incluindo um tipo que é 10 vezes mais potentes que o IGF normal.
A estrutura molecular dos fatores de crescimento e imunidade do colostro bovino é muito similar ás que são encontradas nos humanos e os seus inibidores de glicoproteínas e tripsinas protegem estes componentes de serem destruídos pelos sucos digestivos humanos.
O Colostro apoia a saúde e a vitalidade com ingredientes preciosos e naturais.
PRODUÇÃO
A LR utiliza colostro cru apenas de herdades de produção seletas.
Todas as herdades de produção, nas quais a LR obtém colostro cru, encontram-se na Alemanha, Áustria, Suíça e França.
A LR evita, dentro dos possíveis, comprar colostro procedente de pecuária intensiva. As herdades de produção são, predominantemente, da clássica agricultura familiar, com um máximo de cerca de 50 vacas leiteiras.
Todas as herdades de produção são submetidas a uma vigilância veterinária obrigatória.
Utilização exclusivamente de colostro das primeiras 12 horas, com vista à máxima concentração de componentes.
Para os produtos LR, é utilizado exclusivamente colostro das primeiras doze horas após o nascimento do bezerro. Deste modo, garante-se a obtenção da máxima concentração de componentes.
Para os produtos LR, só se utiliza colostro da primeira e da segunda ordenhas. A terceira ordenha, que ainda é permitida para a obtenção de colostro, não é utilizada, a fim de não diluir a concentração de componentes, ao contrário do que fazem algumas empresas concorrentes.
Para os produtos LR, só se utiliza colostro excedente. Só depois do bezerro recém-nascido ter mamado até à saciedade, é que a LR inicia a primeira ordenha.
O colostro cru é imediatamente ultracongelado nas herdades, logo a seguir à ordenha, para preservar os componentes sensíveis. A cadeia de frio controlada é objeto de uma vigilância estrita e documentada, até à fase de processamento seguinte.
Produção exclusiva e cuidadosa elaboração dos produtos finais na Alemanha
Do colostro cru, são separadas as proteínas interferentes (a caseína), durante um processo meticuloso e complexo. Este procedimento exige o mais elevado know-how, a fim de evitar que com as proteínas, também sejam eliminados os componentes requeridos (IgG, IgF1, etc.).
Para fabricar os produtos LR, é utilizado um complexo processo de "crioprodução". Evita-se a pasteurização. Deste modo, protegem-se os componentes sensíveis, permitindo também uma maior concentração.
Para o colostro da LR, utilizam-se exclusivamente materiais de embalagem de acordo com as normas farmacêuticas.
Os frascos de Colostro Direto são utilizados estéreis, para cumprir com os mais rigorosos requisitos de higiene.
O processamento do produto final é feito somente em fábricas da Alemanha, certificadas e permanentemente controladas.
CONTROLO DE QUALIDADE
Rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade dos lotes, bem como análise constante dos componentes dos produtos
Cada produto final da LR pode ser rastreado, ininterruptamente, até à vaca de origem (rastreabilidade dos lotes).
Cada lote de produtos finais é analisado ampla e detalhadamente, para além do que é exigido, por exemplo no que respeita aos parâmetros microbiológicos (germes patogénicos e apatogénicos, etc.), à concentração de componentes especificada (IgG, IgF1) e outros parâmetros (densidade, valor do pH, medição da luz dispersa etc.).
Em intervalos regulares, também são feitos outros controles de qualidade.
Certificados de análise documentados provam que os produtos finais são isentos de esteroides androgénicos anabólicos.
Porque é que a qualidade do colostro é tão importante?
Apenas uma concentração elevada de componentes converte o colostro num produto de qualidade. Isso requer um know-how de primeira e experiência no processamento, tecnicamente exigente.
O colostro é, como qualquer produto lácteo, microbiologicamente muito sensível. Somente sob condições rigorosamente controladas, se pode assegurar uma qualidade perfeita.
CERTIFICAÇÃO
Certificação independente de todo o processo de produção e dos produtos finais
Os produtos de colostro da LR são certificados pelo instituto independente SGS Institut Fresenius.
O SGS Institut Fresenius controla todo o processo de produção, a partir da herdade de produção, passando pelo processamento das matérias-primas, até ao produto final.
Através de clientes ocultos (Mystery Shopping) o SGS Institut Fresenius controla mensalmente a qualidade dos produtos finais, através de um plano de avaliação definido e abrangente.
Só é introduzido no mercado, depois de um criterioso controle de qualidade interno, segundo a norma ISO 2859 e AQL (Acceptable Quality Level).
ESTUDOS CIENTIFICOS
Colaborações científicas e observações de estudos recentes para garantir o resultado
A LR organiza, em Ahlen, debates com especialistas em colostro sobre temas atuais, nos quais participam cientistas de renome das principais universidades e de institutos independentes.
A LR analisa amplamente os estudos mais recentes sobre o colostro e os seus possíveis efeitos e aplicações, e documenta-os detalhadamente, para assegurar cientificamente os efeitos do colostro.
COMPOSIÇÃO
• Factores de crescimento (IGF, TGF)
• Imunoglobina (IgG) em concentração elevada
• Reguladores do sistema imunitário
• Vitaminas A, Complexo B, C, D3, E
• Coenzima Q10
• Minerais e elementos traço
• Aminoácidos
Imunoglobulina na mais alta concentração
Anti-corpos, formados pelo sistema imunitário humano para combater os agentes causadores de doenças, combate os vírus, bactérias e fungos.
Todos os 5 grupos de imunoglobulina na mais alta concentração natural.
OS FACTORES DE CRESCIMENTO:
Melhoram o metabolismo das células nos músculos, ossos, articulações e cartilagens
Aceleram a regeneração celular após as cirurgias
Aumentam a capacidade de concentração e o bem estar psíquico
Aceleram a queima de gorduras
Inibe a degradação proteica
OS REGULADORES DO SISTEMA IMUNITÁRIO:
Impedem a formação excessiva de anti-corpos
Contribuem de forma positiva para o combate a doenças auto-imunes
A IMUNOGLOBINA:
São anti-corpos, que o corpo humano cria para combater as doenças
Proporcionam uma defesa imediata contra vírus, bactérias e fungos
Regulam as reações alérgicas
Reduzem as reações secundárias da quimioterapia
Todos os 5 grupos de imunoglobina (anti-corpos específicos) estão presentes no colostro na mais alta concentração natural
Têm a sua ação especifica nos intestinos
FUNÇÕES
O colostro tem uma função importante na imunidade passiva de algumas espécies de animais.
Reforçando o sistema imunitário que se encontra debilitado, os fatores imunológicos presentes no colostro ajudam a prevenir certas debilidades, como: constipação, gripe, diarreia, sinusite, asma, alergias, herpes, bronquites virais, candidíase e otites. Às vezes, também pode ajudar a equilibrar um sistema imunitário hiperativo em casos de doenças autoimunes. Tais como: fibromialgia, lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, escleroderma (ou esclerodermia), entre outras.
Fortalece o sistema imunitário, pelo que atua como preventivo contra o cancro, e naqueles casos onde se tenha apresentado a doença ajuda a combatê-la.
* Ajuda a cicatrizar e eliminar as úlceras e problemas gástricos.
*Atua como moderador quando o sistema imunitário está hiperativo, como é o caso das doenças autoimunes: esclerose, artrite, lúpus, etc.
*Estabiliza os níveis de glicose, diminuindo a necessidade de insulina externa.
*Diminui a frequência de doenças como: "vírus", gripes, asma, herpes, depressões, etc.